No dia 8 de Março é comemorado o "Dia Internacional da Mulher", pensando nisso, trouxe pra você algumas curiosidades de Grace Hopper, a "vovó do COBOL".
Dia Internacional da Mulher
O Dia Internacional da Mulher foi oficializado pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1975. Essa é uma data muito importante pra nós mulheres, porque simboliza a luta histórica das mulheres para terem os direitos sociais, econômicos e políticos equiparados com o dos homens.
Para comemorar essa data, trouxe hoje a história de Grace Hopper e como suas invenções e descobertas mudaram o mundo da computação. Confira!
Grace Hopper - A "vovó do COBOL"
Grace é considerada a rainha da computação! Isso porque ela foi a criadora da linguagem de programação "Flow-matic", que posteriormente foi utilizada como base para a criação do COBOL, que inclusive, é utilizada até hoje por empresas em todo o mundo.
Graças ao "Flow-Matic", além de "vovó do COBOL", Grace também ficou bastante conhecida como a "incrível Grace Hopper", a "Rainha da Computação" e a "Grande Dama do Software".
Ela nasceu em Nova York, em 1906, e seu nome completo era: Grace Murray Hopper.
Em 1928, se formou em Matemática e Física. E em 1931, já lecionava matemática no Vassar College. Alguns anos depois, em 1943, Grace abandonou a carreira acadêmica e ingressou na Marinha, indo para a equipe de programação do Mark I computer, o primeiro computador de grande capacidade da história. Quando o viu, Grace pensou: "É o aparelho mais bonito que já vi até hoje!"
Grace também ficou conhecida por ter batizado o primeiro bug de computador da história. Em 1945, uma mariposa ficou presa em um relé de computador e ao tirar o inseto, ela chamou o ato de "debugging" ou debugar em português. Termo muito usado pelos profissionais de tecnologia.
O primeiro compilador da história também é de responsabilidade de Grace. Basicamente, um compilador funciona como um tradutor entre computadores e humanos. O software recebe a linguagem de programação (como Python, por exemplo) e a transforma em 0' s e 1's, para que o computador entenda as ordens.
Sem saber, Grace estava abrindo caminho para tornar mais fácil a codificação, possibilitando o desenvolvimento de uma série de programas.
Algumas citações de Grace Hopper
- "Se é uma boa ideia, vá em frente e faça porque é mais fácil pedir desculpas do que conseguir permissão".
- A frase mais perigosa da linguagem é: "Sempre fizemos assim."
- "Um navio no porto é seguro, mas não é para isso que os navios existem. Navegue para o mar e faça coisas novas."
- "Você não gerencia pessoas, você gerencia coisas. Você lidera pessoas."
- "Estamos inundando as pessoas com muitas informações. Precisamos alimentá-las por meio de um processador. Um ser humano deve transformar informação em inteligência ou conhecimento. Temos a tendência de esquecer que nenhum computador jamais fará uma pergunta nova."
Já conhecia a história dessa mulher inspiradora? Deixe nos comentários. Vou adorar saber 🥰!
Achou esse post útil? Compartilhe com seus amigos 😉!
Nenhum comentário: